Pular para o conteúdo
Voltar

Unemat lança campanha orientativa sobre assédios moral e sexual

Hemília Maia

Design Unemat
A | A

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciou este mês, em suas redes sociais, a campanha sobre assédios sexual e moral. A campanha é parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Ética, Diretoria Administrativa Setorial de Controle Interno, Unidade Setorial de Correição (USC) e Ouvidoria Setorial da Unemat no combate aos assédios no ambiente da universidade.

A proposta da campanha é a de tratar o assunto de forma continuada uma vez que a comunidade acadêmica de uma universidade é flutuante. Com o intuito de educar e orientar, no dia 9 de novembro a campanha, em formato carrosel, trouxe a primeira temática “O que é Assédio Moral no serviço público?” com tópicos de atitudes que podem caracterizar o Assédio Moral e como denunciar, caso seja vítima. A campanha desenvolvida pelos setores de Comunicação e Design da Unemat está disponível nas redes sociais oficiais da universidade no Facebook e Instagran. Na sequência foram publicadas no mesmo formato a campanha “O que é Assédio Sexual” e “Assédio Moral | Assédio Sexual”.

No caso de Assédio Moral ou Sexual, no ambiente da Unemat, as pessoas são orientadas a denunciar à Ouvidoria por meio do Canal Fale Cidadão, onde também é possível denunciar de forma sigilosa e anônima. No caso do Assédio Sexual, a vítima ou alguém que tenha presenciado a agressão, também pode procurar as entidades representativas da sua respectiva categoria para orientações específicas. Em casos de agressão física é indicada ainda a procura pela delegacia de polícia para o registro da ocorrência.  

Para o mês de dezembro serão abordadas duas novas temáticas, uma sobre o perfil do assediador e outra ensinando como reunir provas do assédio sofrido. Recentemente, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) órgão de coordenação da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, divulgou uma notícia sobre o quanto o detalhamento de denúncias acelera e torna precisa a apuração: “CGE alerta que detalhamento de denúncias facilita a apuração”.

A ouvidora da Unemat, a professora Márcia Cristina Dal Toé, pontua a importância de primeiro encaminhar a denúncia para a Ouvidoria do Estado. “É a Ouvidoria que fará o encaminhamento para a Unidade Setorial de Correição (USC) ou Comissão de Ética”.   

Política de Combate ao Assédio na Unemat - A iniciativa se deu no 1º Encontro Estadual de Combate e Prevenção aos Assédios Moral e Sexual organizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), órgão de coordenação da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, no dia 17 de outubro, e depois também houve um apelo por parte dos acadêmicos da Instituição pela celeridade do processo.

Desde então, a Unemat vem trabalhando para desenvolver uma política institucional de combate as formas de assédio. Além do lançamento da campanha, a USC encaminhou a reitoria pedido de constituição de uma comissão para realização de estudos e formulação da política institucional de combate aos assédios. Nos próximos dias a Unemat publicará a portaria com a nomeação dos membros da comissão.


 

Acompanhe as temáticas da campanha nas redes sociais oficiais da Unemat.

O que é Assédio Moral no Serviço Público? Instagram

O que é Assédio Moral no Serviço Público? Facebook

O que é Assédio Sexual? Instagram

O que é Assédio Sexual? Facebook

Assédio Moral | Assédio Sexual Instagram

Assédio Moral | Assédio Sexual Facebook